segunda-feira, 7 de junho de 2010

Filme "Os miseráveis": espaço da crítica

"Adaptação da obra de Victor Hugo. A história é ambientada na França do início do século XIX, em meio à crise, à fome e à revolução. Liam Neeson vive Jean Valjean, um homem que roubou um pedaço de pão para alimentar a família e recebeu 20 anos de prisão. Ele foge, consegue nova identidade, reconstrói sua vida e passa a ser prefeito do vilarejo de Vigau. Mas o inspector Javert (Geoffrey Rush) continua atrás dele, ameaçando tudo o que conseguiu. O drama também se estende a outras personagens: Uma Thurman está no papel de Fantine, uma mulher marginalizada por ter uma filha ilegítima, Cosette, que será adotada por Valjean e mais tarde terá um romance com um revolucionário."

Estrelando:  Liam Neeson, Geoffrey Rush, Uma Thurman, Claire Danes, Hans Matheson, Reine Brynolfsson, Peter Vaughan, Mimi Newman.
Dirigido por:  Bille August

disponivel em: 
http://br.cinema.yahoo.com/filme/8289/sinopse/osmiseraveis



Caros alunos, estou esperando os comentários sobre o filme exibido nessa segunda, 07/06/10. Espero que vocês sejam criativos e corajosos para apontar o que consideraram interessante, provocador, tedioso, divertido, clichê, surpreendente, etc etc...

Todos os comentarios deverão ser assinados e, caso consultem outros textos sobre o filme e/ou o livro na internet, indiquem o site para que os outros colegas também possam acessar tais informações na íntegra... 

Muito cuidado com o seu  lado "Javert" ao criticar e julgar o pensamento dos seus colegas... Sei que é difícil, mas tentem ser generosos como Jean Valjean! 

Um abraço 

87 comentários:

  1. O filme "os miseráveis" foi uma longa metragem muito bem elaborada tanto na parte escrita quanto na interpretação dos atores... a dramatização levou a um sentimento de ódio e amor... quanto ao enredo e desfecho o diretor poderia ter enrriquecido mais a obra, poderia ter buscado mais detalhes do livro ....

    By.: Sarah Corrêa Viana - trânsito 2ºano - 1025140

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do filme assim como o livro, principalmente pelo bom trabalho do diretor que consegue adaptar para o cinema os aspectos interessantes do livro sem perde o foco como acontece em muitas adaptações.

    *Pedro Henrique Oliveira Sousa - Edificações 2ºano - 1025150

    ResponderExcluir
  3. O filme ficou legal como destaquei no comentário acima, mas lembrando o livro gostaria de ter visto um pouco mais do romance entre Marius e Cosette, principalmente no final em que Jean Valjean depois de tudo que passou na vida sofre com as injúrias de seu genro.

    *Pedro Henrique Oliveira Sousa - Edificações 2ºano - 1025150

    ResponderExcluir
  4. Eu não havia lido o livro, o que pretendo fazer agora, já que tenho aqui em casa! Porém, achei a história muito interessante, no começo eu fiquei desconfiada, rs, no aspecto de ser bom ou não. Mas conforme foi acontecendo as coisas, fui me interessando... Pelo comentário do Pedro dá vontade de saber mesmo, se Jean Valjean foi injuriado pelo Marius e o porque, afinal, Marius só ficou com Cosette porque Valjean ajudou! Maaas, isso sou vou saber mesmo quando terminar de ler o livro!

    HELLEN AMARAL, TRÂNSITO.

    ResponderExcluir
  5. O que a Sarah disse em relação ao filme é verdade, porém minha opinião é de que neste filme não precisaria acrescentar mais detalhes do livro - que realmente o autor explora mais aspectos e fatos -, pois o filme ficaria muito extenso. Então o que foi relatado no filme é suficiente para ter uma idéia resumida da história.



    WALLISON CARVALHO, TRÂNSITO.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito,o filme realmente me agradou e despertou meu desejo de conhecer a obra literária(livro),o mais intrigante pra mim é como laffiti(jean...) pode ser tao generoso durante a vida,talvez por sua passagem de 19 anos na prisao,e como traça bem seus planos e sua inteligencia desnunbrante causa espanto pois nem é totalmente alfabetizado...Gostei muito da obra em breve comentarei mais!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, desde o enredo,- cuja qualidade não há que se discutir- aos atores (adoro Liam Neeson) e a produção, perfeitamente elaborada. A adptação é incrível, apesar de não conter completamente a obra, o que nem é possível.

    A variedade de histórias dentro da mesma, romance, amizade, e tem o perdão, a redenção pelo amor.

    Valjean diz, mais de uma vez, que o tempo em que esteve preso nas Galés fez com que seu caráter fosse deformado, mas não é o que vemos ao longo da história, se retornarmos ao início em que o padre o perdoa e lembra-o de sua promessa de ser um novo homem depois da ajuda que recebera, percebemos que sua bondade incondicional foi uma reação a uma bondade incondicional que havia recebido. Isso faz pensar na questão cristã de fazer ao próximo o que gostaríamos que fosse feito por nós, porém não pelo fato de sermos beneficiados, embora sejamos, mas porque como disse Gandhi "...a paz é o caminho", e como diz minha mãe, "nossas ações são um ciclo", amor gera amor, perdão gera perdão, e claro, maldade gera maldade...

    ResponderExcluir
  8. eu gostei muuito do filme, não pensei que fosse bom, achei qe isso ser horrível :/ mas me enganei, achei um máximo a história e o contexto do filme ! (: pena que tive qe ir embora mais cedo e nem deu pra acabar de ver o filme, mas vou assistir ele de novo em casa só pra saber o final, e se Marius e Cosette continuaram juntos e o qe aconteceu o Javert :/ AQUELE IDIIIIIOTA .


    Amanda Marfiza . TRÂNSITO O MEELHOR (: kk'

    ResponderExcluir
  9. Eu Gostei muito do filme, nunca li o livro, então não há como comparar, mas o filme é realmente muito bom, retrata bem a época do Romantismo, ele conseguiu me envolver bastante, desde o começo, está aprovadíssimo, e o enredo é muito legal.

    AMANDA FERREIRA COUTINHO. 2º ano - EDIFICAÇÕES

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Achei o filme bem interessante. E se for analisar pelo fato de que a história real e bem maior que a adaptação que foi feita, o filme ficou muito bem feito, porém poderia ter ficado melhor. Eu acho que poderia ter explorado mais a passagem de Marius e Cosette, na minha opinião ficou muito superficial. A respeito de Valjean, achei muito honesta a atitude dele na hora do tribunal, de ter assumido ser o verdadeiro Jeam Valjean.

    LUCAS AMADOR MENDES. 2° ano- TRANSITO

    ResponderExcluir
  12. Não li o livro "Os Miseráveis" , e quanto ao filme, me agradou muito.
    Ultimamente tenho me interessado por dramas e coisas do gênero.E uma coisa que eu gostei bastante foi a arte do filme, passa uma ideia de melancolia, pobreza, o que é característico do filme - a não ser no ambiente em que , mais tarde, a jovem Cosette vive, que é confortável e com mais luxos.
    A história de Marius e Cosette é bonita, embora eu ache que ficou meio superficial.
    Agora o principal: Jean Valjean.
    Um homem que foi injustiçado,na minha opinão, pelas autoridades da época,especialmente por Javert. Jean roubou alguns pães porque estava faminto e por isso teve que ficar preso por 19 anos e passar um longo período fugindo para não ser pego novamente. Eu não entendo o porquê da perseguição.Porque Javert era tão ruim?
    Bem, em oposição à maldade de Javert, nasce uma bondade extrema em Jean depois que o padre o livra de ser preso e demonstra compaixão pelo ladrão de pães.Como a Eliara disse, o amor do padre gerou mais amor no coração de Valjean.
    E, depois de anos de ódio, Javert se suicida e deixa o pobre homem viver em paz. Isso mostra que os homens não são casos perdidos.
    O filme faz uma crítica muito boa à chamada justiça, mostrando como pessoas comuns pagam muito caro por coisas pequenas; e que as pessoas podem se arrepender do que mal que fazem ...
    Gostaria de comentar mais algumas coisas, talvez em um outro momento o faço .

    Isadora Masur Giuliano 2º ano Edificações

    ResponderExcluir
  13. Achei bem interessante a forte crítica que o filme faz a cerca da grande exclusão social vivida na época, oriundas da revolução de Julho de 1830 acontecida na França, que teve o auge em 27,28 e 29 de julho, dias ficaram conhecidos como tres dias gloriosos.
    Podemos concluir que o homem não nasce mau, na verdade é o meio que faz ele cometer crimes. No caso de Jean Valjean, ele rouba os pães pelo fato de não ter nenhuma perspectiva de vida, por ser um homem de rua, e por esse simples crime, que é resultado da falta de oportunidade criada pelos nobres da época, fazendo ele ser condenado a 20 anos de prisão, o que desencadeia vários outros fatos acontecidos no filme.
    Acho válido o comentário da Isadora sobre o romance entre Marius e Cosette ser superficial, apesar de que temos que levar em conta o fato de terem sido retiradas grandes partes do livro, e talvez tenha sido por isso que o romance não tenha ficado tão intenso.
    Enfim, Os Miseráveis é um filme que prende muito a todos que assistem, além de reproduzir muito bem a grande obra de Victor Hugo.




    Luanna Lourenço Morais - 2º ano edificações.

    ResponderExcluir
  14. Eu sou suspeita, porque gosto demais do livro e do filme, mas acho que o diretor acertou muito na escolha das partes do livro que ficariam no filme... mas, se eu pudesse acrescentar alguma coisa, seria explorar mais as passagens pelos esgotos de paris, chamados de "os intestinos da frança", por Victor Hugo... E contra tudo e todos, eu acho o Javert um personagem fascinante (e irritante)...

    Deusa Castro - Professora

    ResponderExcluir
  15. A historia de jean valjean(os miseraveis) nos mostra a necessidade de que se acredite nas pessoas, nos mostra que somos resultados de sociedade em que vivemos e que as nossas atitudes podem sim mudar as pessoas.O filme trás temas muito conhecidos pela sociedade:o abuso, o preconceito.


    elizabeth- TRÂNSITO 2ºANO

    ResponderExcluir
  16. É já li uma adaptação desta obra, e quando li não tinha gostado muito não,acho que naquela época eu não consegui captar toda a mensagem do livro, mas minha opinião sobre tal mudou totalmente a partir de segunda-feira quando assistimos ao filme. De verdade achei muito, muito lindo. Desde o início da trama quando o padre perdoa Jean Valjean, e dali em diante ele faz a promessa de ser um novo homem, e assim o faz,ao se tornar um prefeito "simples", quando ele cuida de Fantine e o amor que se faz existir entre os dois, as formas como se comporta, quando ele se entrega no julgamento do falso Jean Valjean e assume quem de fato é, toda a perseguição entre Javert e Jean Valjean, e não poderia esquecer do romance entre Cosette e Marius, tudo isso é revelado de forma tão certa que me faz concordar com o comentário da Sandim "amor gera amor, perdão gera perdão", que no que pude perceber tudo começa com o perdão do padre dando a Jean Valjean outra visão da vida.
    É agora sobre a estranha relação entre Valjean e Javert é muito incrível, o TUDO que Javert faz para se manter na "lei" e punir Valjean, e quando Valjean pode acabar com esse carrapato que não sai de seu pé, ele não acaba, acho que por causa da lição que o padre lhe deu, e da mesma forma Javert quando tem a chance de matar Valjean no final do filme não lhe mata, acho que por já estar tão frustrado com essa perseguição de uma vida inteira e todo pertubado mentalmente, ele acaba se matando, e isso para mim foi meio frustrante, não me recordava do final da história e fiquei bastante surpresa.
    Enfim o filme foi ótimo, gostei da história em si, da visão do diretor do filme e sobre os detalhes que ele colocou achei que foram suficientes para se entender bem o enredo.

    NAYARA CRISTINA // 2º ANO-TRÂNSITO

    ResponderExcluir
  17. Gostei muito do filme achei que a adaptação fico boa, porém poderiam ter colocado um pouco mais de duração pra enriquecer mais o filme como o livro.
    Dando uma atenção ao cenário achei que foi o melhor do filme, estava bastante real e resgatou bem as casas e igrejas da época.
    Não gostei muito do ator que fez o papel de Marius, achei a interpretação dele um pouco forçada em algumas das cenas, como a que ele deixava Cosette para lutar pela republica. Mas em fim como um todo o filme me agradou muito.
    Jéssica Camila Ribeiro 2° ano de Edificações

    ResponderExcluir
  18. Bom, eu não li (ainda) a obra, mas o filme me surpreendeu. Achei a historia fantástica,e como não conhecia a historia me envolvi no enredo. O filme (a obra) te prende em um suspense movido pela curiosidade, é o tipo de historia que você espera tudo, mas continua se surpreendendo,e é o que tempera e diferencia essa obra de muitas outras.Sem contar na mensagem, que ficou bem clara, não ficou monótona e/ou obvia como na maioria dos romances.
    Discordo com os colegas acima, que disseram que o filme retratou bem a França naquele período. Sei que o objetivo do filme não era esse, mas acho que poderia abranger um pouco mais sobre a revolução, e os pesares da época, pois o filme ficou deficiente nessa parte. Mas como disse acima, o filme é muito bom.Obrigada professora Deusa, por essa "aula diferente", e por conceder (pelo menos pra mim) a oportunidade de conhecer essa história.
    Ana Paula M. Moreira - 2° ano de Transito (O MELHOR KKK.)

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. aah, que Javert é irritante todo mundo viu! kkkk maas, isso que torna um ator bem conceituado! Geoffrey Rush soube atuar muito beem! ;D ele é chato, mas a interpretação é impecável!

    Hellen Amaral. Trânsito.

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito do filme, além de ser uma história interessante o autor do filme conseguiu passar grande emoções pra quem assistiu com cenas marcantes e dramáticas, cenas de amor e ódio. Gostei também pelo fato do filme retratar questões sociais ainda existentes hoje, como prostituição, trabalho infantil...dentre outros, percebemos também ao longo do filme as atitudes dos personagens, uma bastante notável é a de Jean Valjean, que tinha em suas mãos o poder de matar aquele homem que o tanto fez mal enquanto estava preso e sempre o perseguiu, mas ele não fez tal maldade, para ele vingança não era o melhor caminho. Outro momento interessante é aquele em que ele se entrega no julgamento daquele homem que o jure pensava ser quem estavam procurando, talvez outra pessoa não teria a mesma atitude de Jean Valjean de se entregar, um ato de honestidade, pois se ele não se entregasse ninguém descobriria seu segredo, pois ela era prefeito e considerado uma pessoa importante além daquele homem ser acusado por testemunhas(que estavam mentindo). Outra cena que me chamou atenção creio que também das outras pessoas, foi quando Fantine estava morrendo, vimos naquela hora o amor estampado no rosto de Jean Valjean. Agora o romance entre Cosette e Marius não me impressionou tanto mais percebo o quanto foi importante pra história. O filme me despertou a vontade de ler o livro para conhecer ainda mais detalhes dessa obra tão genial.

    Wallison Carvalho da Costa 2° Trânsito

    ResponderExcluir
  22. Como já disseram o filme e muito bom. Aos poucos vai aos envolvendo e proporcionando sensações e sentimentos diversos. Gostei muito da grande valorizada que o diretor deu ao espaço e momento onde se passa a história, trazendo mais veracidade e entendimento do livro. Não acho que faltaram elementos, a história ficou bem clara e nem um pouco cansativa.

    CAROLINE BETTINI FRISON - 2ºANO EDIFICAÇÕES.

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito do filme, porque ele nos prende em seu enredo e nos faz quase que sentir as mesmas emoções dos personagens e também porque a historia de luta e superação de Jean Valjean é sofrida mas linda,so de pensar que um homem que roubou um pão porque estava com fome conseguiu mudar de tal forma (mesmo que “ilegal” ) a ponto de se tornar prefeito de uma cidade e que por um sentimento se entrega a policia, e acima de tudo cuida da filha de uma prostituta transformando-a em uma mulher educada e bonita.
    Adorei mesmo o filme!

    Tainara alves 2º ano edificações

    ResponderExcluir
  24. Achei o filme MUUUUUUUUUUUITO bom mesmo, no começo achei que era chato, mas depois me envolvi tanto que eu mesma queria matar o inspetor Javert , rsrs . Nunca li o livro, mas acho que essa foi uma ótima adaptação, pois conseguiu passar tudo que precisava para entender a história, e se tivesse mais detalhes como falaram acima, ficaria muito extenso. Fiquei com muita vontade de ler o livro.
    E como já foi dito acima também acho que faz uma crítica a justiça, pois Jean Valjean havia roubado pães apenas para a sua sobrevivência, não tinha motivo para ficar preso por tanto tempo. O filme mostra também como as pessoas podem mudar, no caso de Jean Valjean, que tinha se tornado uma pessoa má na cadeia e roubado o bispo, se tornou uma pessoa muito boa e honesta, que criou Cosette muito bem, e também Javert que se arrepende de tudo que fez, e acaba cometendo suicídio.

    Beatriz Rosa Garcia 2º ano de Edificações - 1025150

    ResponderExcluir
  25. A historia de Jean Valjean nos mostra a realidade das pessoas, que nem sempre podemos acreditar em todo mundo, sempre tem alguem querendo o mal para os outros .Achei bem interessante a forte crítica que o filme faz a cerca da grande exclusão social vivida na época .Achei bem interessante, pelo fato do filme retratar questões sociais ainda existentes hoje, como prostituição, trabalho infantil entre outros.. Outro aspecto interessante de comentar era o figurino utilizado no filme, que compõe bem o estilo da época.

    LUCAS AMADOR MENDES, 2°ano Transito

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Uma emocionante história, como o Wallison, acho que não precisava de mais detalhes. O filme nos mostra que as pessoas mudam e que todos merecem uma segunda chance como Jean Valjean, que era um ex-presidiário maldoso e passa a ser uma otima pessoa um homem bondoso.

    Thaynára Magalhães - 2ºano TRÂNSITO

    ResponderExcluir
  28. muito bom o filme, eu achei muito interessante o final em que Javert se vê em uma situação difícil de sair em que se ele deixasse Jean Valjean livre, ficaria com peso na consiencia pois estaria quebrando a lei, o que nunca tinha feito; e não conseguia o prender pois foi comovido pela atitude que ele teve em deixa-lo vivo, sabia que ele era uma pessoa boa. Notamos nessa parte que a lei não é realmente 'correta', entra dois certos para nós o certo da lei que os homens criaram e o certo da lei da natureza do homem.

    Tamo ae em fessora rola uma nota boa ae pra nois xD

    Igor Duarte Brochado - Edificaçoes

    ResponderExcluir
  29. Não li o livro, de Vitor Hugo, mas deve ser muito bom, como o filme. O filme trata da impiedade humana, mesmo diante do reconhecimento do próprio erro e da mudança de vida. A parte que eu mais gostei mesmo, foi a parte do tribunal quando estava julgando o falso jean valjean, caramba foi extremamente fantastico quando ele levanta e vai até os homens. Enfim foi um espetaculo, superou minhas expectativas quanto ao filme, isso porque o genero não faz o meu tipo, sou fã de filme de terror ou de comédia! Filmes assim, como esse pode colocar pra gente assistir ein minha DEUSA.


    RAPHAEL CORDEIRO - TRANSITO 2º ANO!

    ResponderExcluir
  30. Apesar de não ter lido o livro, nem alguma adaptação, gostei de alguns pontos da sociedade levantadas no filme. Como o fato do Javert ter implicado a plateia :S
    Ele nada mais fez do que o certo, perante a lei, assim como eu citei em sala de aula, PELA RAZÃO, e não se deixou levar pela emoção. Afinal de contas, Valjean era um foragido, um criminoso (apesar de seu crime ser visto pelo publico como um ato mais brando), e devia ser tratado como outro qualquer.
    E ele, apenas não só era um foragido, como também, admitiu para si uma identidade falsa, se passando por uma pessoa legal que não era. Porém, seus crimes, são perdoados com o decorrer da história por ser um homem integro e honesto, só pensando o bem do próximo. O engraçado, que quando muitos criticam um criminoso, nunca procuram saber o 'outro lado' do mesmo, apenas o chamam de criminoso (diferente do modo que admitiram Valjean).

    Já Fantine, também perseguida pelo Javert, só foi avaliada como uma mãe, que se preocupa e faz das tripas um coração para ajuda-la, mas se esqueceram que para isso, ela se torna uma pessoa fria, ao ponto de vender o corpo, se prostituindo, podendo ser conivente de situações como adulterio e traição. Também crimes na epoca, e que metade da humanidade condenaria se fosse o 'corno'.

    Agora entre Marius e Cosette, acho que todos os pontos possiveis já foram levantados, pois foi levemente abordado pelo autor do filme, e uma vez que eu não li o livro, não posso ir tão à fundo na interpretação

    /Lucas Aleixo Mendonça (Feliz) Edificações 2º

    ResponderExcluir
  31. O filme é ótimo, com um drama muito forte, certamente é uma das obras mais respeitadas de Victor Hugo, devido a sua forte critica social, apesar de não gostar do gênero o filme me agradou.
    A reviravolta na vida De Jean Valjean foi um momento marcante, tal como a auto-destruição e morte de Fantine, e a antipatia que tomamos do Javert também é interessante, O amor de Cossete e Marius apesar de ser rápido e longe do nossos padrões, também deve ser levado em consideração como fator importante.
    Resumo de tudo é que foi incrivel apreciar esse obra, e que certamente despertou meu interresse pela leitura do livro

    Gabriel Rodrigues Neves

    ResponderExcluir
  32. Esse foi meu primeiro contado com essa obra de Victor Hugo. Apesar disso, gostei bastante do filme. Adoro drama!
    O que mais me chamou atenção foi as atitudes de Javert. Para alguns ele teve o papel de vilão, mas para mim não. Ele agiu pela as regras imposta no regime (como disseram acima), pois quando ele pensa ter julgado de forma errada pede a sua demissão para o Prefeito da Cidade. E no final ele até eleva de cargo, por suas atitudes corretas. Sua marte foi como um alivio de consciencia.
    Além disso, gostei também das vestimentas e do cenário, me passaram bastante realismo.
    Principalmente na cena que Cossete descobre o passado de seu 'pai', e na cena do esgoto e do rio.

    Caroline de Oliveira Castro - Trânsito 2º ano
    (O MELHOR =D)

    ResponderExcluir
  33. o filme é muito bom mais nao retrata com detalhes o que o livro mostra, um dos momentos mais fortes no livro é quando é retratado o sofrimento de Cosette que corta os cabelos e vende até os dentes pra ganhar dinheiro pra enviar pra sua filha. muito bom o livro, recomendo *--*

    Gustavo, 2° Edificações .

    ResponderExcluir
  34. Oi...
    Gostei bastante do filme! Só não digo que é perfeito porque não lí os livros, mas como todos sabem, nenhuma adptação de livros em filmes fica tão bom mas, o que conseguiram fazer com "Os Miseráveis" já foi o bastante pra me convencer, me emocionar e me interessar pela Obra de Vitor Hugo!
    A história é maravilhosa, reúne raiva, amor(não um amor de homem e mulher, mas o amor ao próximo, ao bom e ao ruim, ao rico e ao pobre), orgulho, "injustiça", etc. Mas com certeza a melhor "lição" que tiramos dessa história é o PERDÃO, a compaixão, é lindo como Jean Valjean consegue aprender isso e repassar esse sentimento! Ouvi muito na hora que estávamos assistindo o filme, que ninguém nessa "vida Real" teria atitudes como a de Jean , mas filme é realmente filme, e se fosse só para mostrar o que todos sabem e fazem , tbm não fazeria muito sentido! ;)
    Adorei o cenário! Perfeito, com figurino, atores e tudo...
    A passagem de tempo no filme tbm ficou maravilhosa, em momento algum temos dificuldade de ver essa passagem, souberam encaixar direitinho os cinco livros em um filme só!
    assim como a Isadora, achei que "A história de Marius e Cosette é bonita, embora eu ache que ficou meio superficial." Não mexeu comigo não, o Jean Valjean e o Javert pra mim rouba o filme pra eles!*-*
    Só achei ruim de Jean ficar solteiro o filme todo, maaas...(é bonitão ele) Solidão também é um dos melhores assuntos de retratar nas coisas!hehehe
    Uma cena que queria destacar é a cena em que o menininho morre lá no meio dos homens mortos, Meu Deus que coisa mais forte, que inocência vemos naquela criança! Pra mim, é quase a melhor cena do filme!

    Beijo ;*
    Adorei o Blog Deusa!


    LETÍCIA LUZINI - 2ºano Trânsito: 1025140

    ResponderExcluir
  35. O filme foi bom pois foi bem adaptado, a história conta com personagens muito bons e interessantes, entre eles Jean Valjean e Javert.
    Valjean é o homem bom do filme, ele tem sua vida transformada ao receber um gesto de bondade e então vê que poderia mudar a vida de outras pessoas ajudando-as e assim fez. Valjean se torna um homem forte pois sua vida se resumia em fazer o bem a todos e com isso ele consegue ser bem suscedido.
    Javert é o homem da lei, tem como seu modo de vida, viver dentro do que é certo, ele é como robô, faz o que esta escrito na lei. A vida de Javert se transforma na própria lei e assim entendo que a morte de Javert foi como se ele enxergasce que sua vida era falha, injusta e errônea, assim, Javert vê que não queria viver com esse peso, preso à uma vida que não lhe faria mais feliz.
    O filma me agradou muito...

    João Henrique,Edificações.

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. achei o seguinte:
    o cenario foi bem retratado com as ruas escuras, de pedrinhas pois não era asfalto, quando mostravam as casas pareciam bem da epoca.
    as roupas dos dá bem a impresão de ser de epoca.
    achei que os personagens passaram a emoção vivida pelos personagens muito bem, tanto é que o ator que vivi o personagem de Javert faz a plateia ter raiva dele ser tão mau ;s
    me impressionei também da bondade de Valjean que mesmo tendo passado 19 anos preso por um crime considerado por mim bobo apos ter passado uma experiencia com o padre abriu seus olhos para uma vida melhor *-*
    a personagem Cosette e muito linda por mesmo amando Marius ela reconhece a dedicação que Valjean teve por ela e seu mãe.
    ah, enfim eu amei o filme mais fiquei triste quando a professora disse que o livro e bem mais detalhado, e o filme ter sido retratado muito superficial e resumido, porem eu gostei muito do filme por ele ser emocionante e mexer com nosssas percepções ;*


    por: Lorena Wanessa - 2º trânsito.

    ResponderExcluir
  38. "a emoção vivida pelos personagens" como a Lorena disse, realmente foi muito possivel sentir!
    No fim do filme... consegui sentir a felicidade de Jean Valjean ao saber que estava livre daquelas perseguições e tal...
    Foi maravilhoso! Adoro finais que temos que imaginar o resto, apesar de ser angustiante!
    Mas como temos os livros, podemos conferir o resto da história!

    LETÍCIA LUZINI : 2º Trânsito

    ResponderExcluir
  39. Eu acho uma questão interessante de se discutir aqui no blog, que foi até comentado pela professora em sala de aula é:
    Na sua opinião, porque Javert teve aquela
    atitude no final do filme de se suicidar?
    O que o levou a fazer isso?

    ResponderExcluir
  40. Gostei muito do filme. O amor que Jean Valjean sente por Cosette é comovente. Um amor sem egoísmo, pois ela não é sua filha de sangue. Ele estava passando por uma fase difícil quando o Javert começou a persegui-lo, mesmo assim ele cumpriu sua promessa com Fantine e buscou Cosette. Depois, cuidou e a protegeu, e até arriscou sua liberdade pela felicidade de Cosette com Marius.
    É impressionante a dedicação que Javert tem pelas regras, a ponto de não enxergar a complexidade do ser humano. A gente fica com tanta raiva do Javert, que não para pra pensar que isso acontece muito nos dias de hoje,uma pessoa é julgada por uma única ação, como se ela só fosse aquilo.

    KAREN CAMARGOS-TRÂNSITO

    ResponderExcluir
  41. Professora! O tal Sandim sou eu tá?!

    Eliara Sandim, 2° ano EDIFICAÇÕES.

    ResponderExcluir
  42. Aqui de novo,
    o filme é realmente interessante, esqueci de colocar que o amor de Cosette e Marius é muito comovente, é um amor incondicional, que leva você a ver o amor de uma maneira muito diferente do que vemos nos dias de hoje. Mas o que mais que me chamou a atenção foi a história de Jean Valjean desde o início, e como Javert persegue ele, no momento em que Valjean podia descontar tudo que Javert fez com ele a vida inteira, ele fez um ato de bondade, como o Padre fez com ele no começo do filme, não matando-o e deixando ele livre mesmo sabendo que Javert podia não parar. O fim é realmente surpreendente, todos com raiva de Javert e inconformados com aquele ato de bondade de Valjean, e pensando que aquele seria o fim de Valjean, Javert se mata, para deixar Valjean livre, pois não conseguiria viver com aquilo dentro dele, sabia que deixando Valjean livre pela lógica era o correto, mas a lei não dizia isto, e como nunca tinha infringido uma lei e conviver com isto era quase impossível para ele, preferiu morrer e deixar o que a "sociedade" e a consciência dele achava certo. Filme realmente muito interessante. RECOMENDO *-*

    AMANDA FERREIRA COUTINHO - EDIFICAÇÕES 2º ANO

    ResponderExcluir
  43. eu adorei o filme ,achei que o cenário foi bem preparado, o figurino estava adequado para a época ,os atores atuaram muito bem nos passou muita emoção , a historia nem se fala né , era otima ! e o interessante e que eles retratam dois tipos de amor o amor mais carnal de homem e mulher (maruis e cosette), e o amor ao proximo ( jean valjean )que eu achei o mais bonito ,foi muito comovente o filme inteiro .E o amor de cossette e marius também foi bonito por que foi um amor sem cobranças pois ele queria ficar junto com ela mais entendia que ela não queria deixar o pai . É impressionante a dedicação de Valjean tem por cosette mesmo ele não sendo seu pai de sangue ele cuida dela o tempo todo como prometeu para sua mãe . No começo eu fiquei com muita raiva de javert , mais e compreensivel ele só estava comprindo sua tarefa era seu dever prender valjean , mas depois ele percebeu que seria muito injusto prender ele . O final eu adorei , achei muito legal agente poder imaginar o que aconteçeu com ele .
    Renata Barros -TRÂNSITO 2 ano

    ResponderExcluir
  44. O FILME FOI UMA BOA ADAPTAÇÃO DA OBRA ORIGINAL. OS DIRIGENTES CONSEGUIRAM MOSTRAR NA OBRA ALGUNS ASPECTOS POLÍTICOS, QUE APESAR DE TER SIDO MENOS ABORDADOS NO FILME, ESTAVAM PRESENTES DE UMA FORMA GRITANTE.
    QUANTO AOS ASPECTOS SOCIAIS, PERCEBEMOS TODA MEDIOCRIDADE E INTOLERÂNCIA DO HOMEM NO PERÍODO APÓS A REVOLUÇÃO FRANCESA, COMO O NÍVEL SOCIAL E O DINHEIRO SÃO OS PORTADORES DA VERDADE E DA JUSTIÇA.
    O FILME MOSTRA UMA SOCIEDADE DESOLADA E TOTALMENTE MISERÁVEL QUE PUNIA SUA SEUS INTEGRANTES QUANDO ESTES POR UM ATO DE DESESPERO E ABANDONO DO GOVERNO, PROCURAVAM OS MEIOS DE SUBSISTÊNCIA AO SEU ALCANCE SEJA NA PROSTITUIÇÃO,COMO FANTINE, OU EM ATOS ILEGAIS, COMO JEAN VALJEAN.
    QUANTO AOS ATORES, NÃO HÁ MUITO O QUE RECLAMAR, EU SÓ PENSO QUE O ATOR QUE INTERPRETA MARIUS, DEVERIA SER UM POUCO MAIS VELHO.AGORA LIAM NEESON QUE FAZ O PAPEL DE VALJEAN FOI EXTREMAMENTE FELIZ EM SUA ATUAÇÃO.ELE APRESENTA TODO CHARME, POSTURA E ELEGÂNCIA DO HOMEM DE CLASSES SOCIAIS MAIS ELEVADAS DA ÉPOCA.
    O CENÁRIO FOI COMPOSTO; O FIGURINO DEMONSTRAVA MAIS CONTRASTES ENTRE OS POBRES E OS RICOS (PRINCIPALMENTE NA CENA ONDE COSETTE CAMINHA NA CIDADE E VÊ MARIUS PELA PRIMEIRA VEZ);A TRILHA SONORA NÃO FOI ALGO QUE ME CHAMOU A ATENÇÃO, MAS TALVEZ TENHA SIDO PURO DESLEIXO.
    DE TODO MODO COM AS SUAS PERFEIÇÕES E IMPERFEIÇÕES, EU INDICO O FILME,E LAMENTO QUE A TV ABERTA RARAMENTE EXIBA FILMES DE QUALIDADE COMO ESSE.
    HABSARAI CAIADO ROSA-MÚSICA 2 ANO

    ResponderExcluir
  45. LOGO DE CARA, NOS DEPARAMOS COM O COMENTÁRIO DA SARAH, ELA DIZ QUE O DIRETOR DO FILME PODERIA TER INSERIDO MAIS DETALHES DO LIVRO AO FILME. CONTANDO QUE O LIVRO TEM MAIS DE MIL PÁGINAS, E O FILME TEM MENOS DE TRÊS HORAS, ISSO NÃO SERIA POSSÍVEL. O QUE O DIRETOR FEZ FOI UMA BOA SACADA DA OBRA, COLOCANDO SEU "ESQUELETO", PARA QUE PESSOAS QUE PESSOAS QUE NUNCA LERAM O LIVRO, SE INTERESSEM DE FATO, OU PELO MENOS TENHAM UMA BOA VISÃO GERAL SOBRE A HISTÓRIA.

    ResponderExcluir
  46. Olha,realmente o diretor escolheu boas horas,e os pontos principais do livro passou pelo filme,claro nao seria possivel retratar em tao pouco tempo uma obra desse porte,e ao contrário do que disseram alguns colegas acima nao concordo que teria que retratar mais coisas,se acontecesse isso apesar de ser uma ótima obra alem de extenso poderia ficar cansativo,como se fica 4 ou 5 horas apenas assistindo um filme ,tem q retratar pontos fortes apenas pois assim alem de nao ficar cansativo induz a pessoa a procurar mais sobre a obra ou até mesmo Lê-la.

    Matheus,transito.

    ResponderExcluir
  47. Deusa o chefe da CORDI nao quis entregar a chave do mini-auditório sem a presença de um professor , socorro o que fazemos agora!?
    vem aqui se puder..


    TURMA DE TRANSITO - NAYARA

    ResponderExcluir
  48. Gostei muitíssimo do filme.Já havia lido a adaptação, e quando li me apaixonei pela obra;li também um pouco da versão original,mas ainda não a conclui,porém pretendo concluí-la nas férias.
    Li num site de filosofia uma crítica sobre a obra com a qual concordei muito,e que dizia:"o progresso material da sociedade não deve estar ligado à exclusão social. O pobre não pode ser excluído por não possuir patrimônio material ou cultural, porque o indivíduo não é aquilo que ele possui. Não é suficiente ser incriminado para ser realmente criminoso. Assim o criminoso pode ser a própria vítima do meio social onde vive."Essa é uma crítica perfeitamente aplicável quando falamos de personagens como Fantine e Jean Valjean,que se veem à mercê da severidade das leis,e da ignorância de homens que criam ladrões para depois puni-los,com (no caso do filme)o massacre de trabalhos rudes e forçados que só fazem acentuar a amargura e a ira de quem é preso por ser pobre e por tentar sobreviver.
    Gostaria também de complementar o comentário da aluna Renata Barros,e dizer que além do amor carnal de Marius e Cosette,e do amor solidário e abnegado de Jean Valjean(denominado por Renata como "amor ao próximo"),há o amor chamado pela professora Deusa Castro em sala de aula de "Um encontro de almas",o amor de Fantine e Jean Valjean,que é puro,abnegado e foi muito além da carne.

    Alana Galvão Costa Guimarães - 2º ano Trânsito

    ResponderExcluir
  49. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  50. O enredo de os miseraveis é muito rico em detalhes, impossibilitando uma fiel adaptaçao ao cinema.No entanto , ao meu ver o filme manteve todos os pontos principais do livro, permitindo uma outra visao a quem leu a obra e proporcionando uma história interessante a quem nao leu,que descreve com veemência o cenário social existente na França, que , por sinal,era dotado de enormes desigualdades sociais, onde poucos tinha muito e muitos tinham muito pouco ( mais ou menos igual a hoje), retratando ,também, uma busca incessante por um governo mais justo, que ocasionou muitas batalhas civis entre os que eram adeptos ao governo e os que aspiravam por uma república, que, sem dúvida, enriqueceu bastante a obra.
    E, por último, gostaria de citar uma trecho do post da aluna Alana Galvao:"... o criminoso pode ser a própria vítima do meio social onde vive..." e dizer que acho perfeitamente aplicável à nossa sociedade,que exclui muitos do acesso à educaçao e cultura, gerando assim criminosos,que depois de presos, contam com nenhuma estrutura para se reintegrar aà sociedade, deixando a prisao como " mestres do crime".

    Blenno Gustavo Rocha-Edificaçoes ano 2 ;)

    ResponderExcluir
  51. Assim como a Amanda Ferreira disse... Achei muito interessante a relação de duas partes da história:1º Quando o padre não entrega Jean Valjean para polícia, 2º e quando Jean Valjean não mata Javert mesmo tento uma oportunidade imperdível. Gostei muito de ver a felicidade de Jean Valjean no final do filme por não ter sido morto e além disso achei justo Javert ter se matado. Jean Valjean também mostrou para todos nos que todos podem mudar , e que os bom valores que carregamos para vida toda pode servir para mudar todo um contexto futuramente em nossas vidas. Ele assim como muitas pessoas de hoje lutam apenas pela sobrevivência a partir do que a sociedade lhe proporciona.
    HERMANO RIBEIRO - MUSICA 2º ANO

    ResponderExcluir
  52. Ao contrário do que muitos disseram, eu gostei muito das cenas escolhidas pelo diretor, pois ele conseguiu transmitir as sensações de forma a ficar o mais parecido possível com a obra escrita , mas é claro que isso não seria possível sem a ajuda da trilha sonora(Basil Poledouris), das imagens e do roteiro de Victor Hugo, que trata de questões tão polêmicas e de grande interesse popular, principalmente(no meu ponto de vista), quanto ao modo de vida da sociedade francesa daquela época, nas suas mais variadas classes.
    GOSTEI MUITO DO FILME.

    Alexandre Xavier - Música 2°ano

    ResponderExcluir
  53. O filme, em comparação com o livro, obviamente perde alguns fatos que na minha opinião são importantes na história, como a parte entre o ato de bondade do bispo para com Valjean e a parte em que ele já é prefeito (acho que este trecho renderia cenas realmente intrigantes), também faltou mostrar um pouco mais sobre Fantine, sobre sua história, mesmo que rapidamente, e o romance de Cosette e Marius. Mas, em compensação, o filme consegue, de forma admirável, expor detalhes da época que também são bem retratados no livro, o diretor consegue capturar de forma coesa o que Victor Hugo quis mostrar em seu livro, as tristezas, injustiças que uma parte da sociedade sobre, a parte que mantem, praticamente todas as outras mas que passa por invisível a olhos alheios. Finalizando, gostei muito do filme, o melhor de tudo é que mesmo o filme contando uma história que se passa no século XVIII, é nítido que a nossa sociedade mudou pouco, com tantos anos conseguimos realmente evoluir em alguns aspectos, mas que ainda vivemos conflitos sociais que são, realmente, vergonhosos e revoltantes porém são reais...
    que são tão presentes ainda. Assim conseguimos observar quão vil nossa sociedade é e perceber que isso já vem de tempos.

    Fernanda Castro - Edificações, 2°ano

    ResponderExcluir
  54. Gostei demais do filme, das cenas, do figurino e também da mensagem final q ele nos passa.Achei o libro mais "divertido" e mais envolvedor por conter mais riquezas de detalhes em comparação ao filme.A história de "Os miseráveis" é muito forte e marcante, e os personagens também.Jean Valjean foi um homem muito maltratado por todos e injustiçado também.Mas mesmo assim consegue demontrar o seu caráter e dignidade, entregando-se a polícía ao ver a condenação de um inocente em seu lugar.A história de amor entre Marius e Cossete é linda,cheia de revira voltas e dificuldades.O mais lindo dessa relação é que Cossete ao invés de se apaixonar pelo jeito e aparência de Marius,apaixonou-se pelo seu discurso e por suas atitudes diante de uma sociedade enganada pelo seu governante.Achei Javert um personagem bem legal apesar de seu jeito insistente e "vingativo",acho que justamente por isso ele se torna um personagem marcante.Para mim ele não era um vilão não, ele estava apenas cumprindo ordens e seguindo a lei , como fizera por toda sua vida.E o seu ato de libertar Jean Valjean e se matar nos mostra sua descência e seu bom coração, pois ele poderia muito bem ter preso Valjean novamente e continuar seu trabalho sem ter o peso na consciência de ter cometido uma injustiça, já que Valjean havia roubado apenas um pedaço de pão para saciar sua fome.
    Concordo com o comentário da Fernada ,no qual ela diz o filme poderia falar mais sobre Fantine,uma personagem muito importante na história.Fantine foi uma mulher muito trabalhadora e que sofria muito por ser uma mãe solteira.Acho que ela retrada bem o coração de uma mãe, já que foi capaz de vender até os seus cabelos, o único bem que lhe restava, para garantir o "sustento" de Cossete.
    "Os miseráveis" é uma das histórias mais marcantes lidas por mim.Tanto pelos acontecimentos na vida dos personagens,tanto quanto a mensagem passada por ele.

    Brenda M. Rios Edificações 2º ano

    ResponderExcluir
  55. 'Na sua opinião, porque Javert teve aquela
    atitude no final do filme de se suicidar?
    O que o levou a fazer isso? '
    Acho que ele viu, que Valjean, passando pelo que passou conseguiu ser uma pessoa melhor. Ele deve ter se envergonhado de ser tão mau ;s pra mim é quase isso, não sei me expressar corretamente! ;P
    DEUUUSAA, não esquece de olhar meu blog! kkkk ;*

    ResponderExcluir
  56. Gostei do Filme,concordo com quem dis que o diretor soube escolher a cenas,eu nunca lí o livro mas pela base do filme sei do que se trata.E pelo Filme dá uma vontade de ler o livro,mas essa vontade passa rapidinho.kkkkkkk
    A mensagem do filme me fez pensar,tipo se fosse eu no lugar do Jean Valjean será que eu teria as mesmas atitudes?!!Dá para pensar-até a onde vai o nosso amor pelo proximo,até a onde vai o nossa bondade(não sei qual o nome que posso dá as atidudes de Jean Valjean)Que por sinal o ator Jean Gabin interpreto muito bem.
    Lanussy Karoliny.2 ano Música

    ResponderExcluir
  57. gostei muito do filme , principalmente por que nos mostra com realidade situaçoes da historia da humanidade que nao consueguimos visualizar e compreender tao bem como podemos ver no filme, vemos realmente o que significa a dificuldades (finaceiras,em qustoes morais e com a propria justiça e pessoas.Uma personagem que mostra muito bem isso é a Fantine,uma mulher que por ter quebrado um conceito moral importante naquela epoca(a de de ter relações com um homem fora do casamento e ainda ter um filha),pagou caro, e por ainda ser pobre ,foi alvo da sociedade daquela epoca,tendo que pagar por seus erros da forma mais dolorosa possivel. Da para sentir que ela doou tudo o que tinha , suas forças ja estavam se esgotando ela nao tinha dinheiro e nem mais respeito a si propria , nem era mais uma pessoa,vivia para sustentar sua filha(o unico objetivo da vida dela).
    Outo personagem interessante foi cossete, que era uma menina repreendida em toda a sua vida, tinha uma sede de liberdade impressionante,queria por tudo sair dali, era o que ela mais presavade. O seu amor por marcos(acredito ser muito superficial), era um amor romantico de acordo com aquela epoca, as pessoas tinham uma ilusao muito grande sobre o amor.
    E por fim preferi comentar sobre estes personagens pois muitas pessoas ja comentaram sobre a situaçao de Jean Valjean e do motivo da maldade e da morte de Javert.
    Carolliny Domingos Sales 2ºano edificações

    ResponderExcluir
  58. Na verdade Hellen, Javert se suicidou por orgulho,durante toda sua vida ele sempre fez de tudo pela justiça, porém não teve coragem de matar Valjean(um foragido), isso sim o fez se envergonhar e suicidar-se posteriormente.

    ResponderExcluir
  59. Hermano, eu não acho que Valjean ficou feliz no final do filme por não ter sido morto e sim por ter, finalmente, conquistado paz em sua vida paz em sua vida, já que Javert era, desde o início do filme, quem lhe privava dessa paz.

    ResponderExcluir
  60. O filme é fascinante e nos prende a historia a cada cena.Gostei muito do Javert(tanto o personagem quanto o autor)mas achei o Valjean muito bonzinho(apesar da historia dele ser uma lição de vida).A trilha sonora é boa mas como o filme tem muito diálogo eles não deixavam o som rolar exceto no fim.


    Pedro henrique - Musica

    ResponderExcluir
  61. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  62. O filme foi muito bem dirigido e produzido, gostei muito da fotografia, feita por Jorgen Persson. Com relação à trilha sonora, acho que poderia ter sido mais trabalhada no sentido da coerência com as cenas. O figurino ficou muito bom também. O filme teria sido melhor se não tivesse cortado algumas cenas marcantes presentes no livro. Por retratar um período histórico, o filme acaba prendendo a atenção do espectador, e com a excelente atuação do elenco o trabalho do Diretor é ainda mais valorizado.
    Na minha opinião a cena mais marcante do filme é quando o menino é morto, e o outro chocado grita pelo "pai".

    Lucas Fernando - 2º ano Música

    ResponderExcluir
  63. Eu achei o filme interessante, pelo filme da para ter uma idéia sobre a história que se passa no livro, o filme fez uma boa propaganda do livro, pois são comuns pessoas que nunca leram um livro e assistir o filme (meu caso), pessoalmente não vou prometer ler o livro como alguns prometeram mais se um dia eu tiver que escolher entre alguns livros um para ler ele vai ter alguns pontos a mais.
    Como vimos na última aula o tema abordado primeiro pelo livro e depois pelo filme, nos leva a reflexão de diversos temas, entre eles a quem são as ‘Fantine’ da atualidade, pessoas que cometeram um erro (no caso dela ter uma filha fora do casamento), e que a sociedade as exclui colocando-a a mercê da própria sorte, e assim ficam expostas as facilidades que muitas pessoas mal intencionadas têm a oferecer, ela foi mais uma vítima das circunstâncias e da sociedade.
    Outro tema considerado por mim importante diz respeito à ‘Valjean’, uma vítima de uma lei implacável que não perdoa um homem que rouba pão para a sua sobrevivência, em quanto à aristocracia se esbalda em festas promovida graças ao dinheiro arrecadado da população, e essa historia não é algo se só ocorreu há muito tempo atrás mais algo que vem ocorrendo até os dias de hoje com personagens diferentes, mais em nosso tempo é os políticos que mantém uma vida dos sonhos enquanto um pai de família passa anos atrás das grades por ter roubado para alimentar a sua família, não estou defendendo o roubo quem rouba é ladrão mais temos que lembra que ele foi exposto a essa situação pela sociedade.
    Outro papel que eu não poderia deixar de comentar é o do ‘Javert’, eu o classifico como uma vítima da lei, pois durante do todo o tempo ele estava em busca de uma justiça que para ele era justa, mais pelas ações do Valjean ele percebe que essa justiça era na verdade uma grande injustiça, e ele se ver sem saída, pois todo que ele julgava correto não era correto, então ele escolhe sair pela porta que era mais fácil e sem volta.
    A meu ver Valjean pode ser quase classificado como uma pessoa perfeita, pois diante das situações que ele foi exposto era difícil tomar a mesma decisão que Valjean tomou.
    É só isso, talvez eu tenha deixado algum detalhe.
    Até mais prof. Deusa.


    Pedro Henrique Moreira Neves
    Edificações 2º ano.

    ResponderExcluir
  64. Gente, acaba amanhã, a meia-noite, o prazo de postagem... ainda dá tempo de deixar um comentario interessante sobre o filme!!! Abraço a tod@s!

    Deusa Castro - Professora

    ResponderExcluir
  65. Achei um bom filme, que mostra como era a vida das pessoas comuns na França naquele período e a influência que a sociedade exercia sobre as pessoas.
    Pude ver no filme como havia fome e miséria para a maioria da população. É uma sociedade injusta, pois há muita fome e os pobres sofrem demais.

    Penélope A. Almeida-2° ano música
    Outra coisa que gostei é que a história de Jean Valjean é a de um homem comum que se vê envolvido numa penalidade por um simples ato de roubar comida.E o mais interessante é que o filme traz muita esperança, pois vários atos(o do padre, do próprio Jean Valjean, dos revoltosos) mostram que o homem pode mudar os rumos da história( de sua própria e da sociedade).O filme foi muito bem dirigido,gostei muito da história e pretendo ler o livro.

    ResponderExcluir
  66. "Os miseráveis",um filme muito interessante, envolvente, destaca bem o contexto da época (século XIX). Consegue "concretizar" vários temas polêmicos , como o roubo, prostituição,revolução.

    Os fatos foram bem colocados, levou as pessoas a pensarem se realmente o lado que a justiça mostra é o único lado relevante. Hoje em dia uma mulher que tem um filho e que cria esse filho sem a presença de um pai é vista com maus olhos perante a sociedade , porém naquela época os julgamentos eram com maior repercussão, fato que era visto como um crime. A presença de um pai na criação de uma criança é muito importante mas isso não significa que não é possível uma mulher criar a criança sozinha, a mulher nem sempre é culpada por ter sido abandonada, pode ter sido simplesmente vítima de um rapaz com uma índole questionável como é retratado no filme. Fato que poderia ser resolvido facilmente se não fosse os julgamentos, acaba gerando mais problemas e levando uma pessoa "honesta" a vender o próprio corpo para conseguir uns míseros trocados que acreditava que estava sendo aplicado na alimentação da filha(a mais prejudicada por causa do preconceito da sociedade).
    Como já foi citado por alguns colegas, o filme mostra um homem que por ter roubado um pão foi condenado por vinte anos. O fato nos leva a refletir será que um homem que rouba um pão deve ser condenado da mesma forma que uma pessoa que rouba um banco? As vezes o fato de a pessoa não ter condições nem mesmo para se alimentar se deve ao fato de como a sociedade está alienada. São vários problemas que existem no mundo que muitas vezes "fechamos" os olhos e simplesmente deixamos que a lei julgue, uma lei falha e que vai continuar falha se a sociedade continuar com os olhos fechados, sem se preocupar com o problema dos outros que um dia pode se tornar a própria realidade.
    O filme não mostra apenas a tragédia das pessoas retrata também um romance muito bonito de um casal jovem, que tem um futuro pela frente. Por mais que seja em uma época diferente é um romance que acontece com vários adolescentes hoje em dia.

    Horrana Vieira Batista . Edificações 2º ano

    ResponderExcluir
  67. Bom eu gostei muito do filme pois apesar de não ter lido o livro, eu acho que o diretor conseguiu elaborar as cenas de modo que a história ficasse bastante clara e interessante, despertando na pessoa que assiste a curiosidade de ler a obra completa.
    Os atores são ótimos e o enredo é fascinante.
    Eu achei muito interessante alguns fatos que tem uma ligação na história, como o ato de bondade do padre de não entregar Jean Valjean a policia e mais tarde Jean Valjean não matar Javert. E o fato de Javert perseguir Jean Valjean e querer punir Fantine eu acho que ele queria com isso punir seus pais que era um ladrão e uma prostituta.
    Achei tambem muito interessante o fato de Jean Valjean não se desfazer do candelabro que o padre lhe deu, pois o candelabro é uma peça usada para iluminar algum lugar, então acho que ele não de desfez dele pensado nisso, para que iluminasse seu caminho.
    È isso, eu gostei muito do filme e agora pretendo ler o livro.

    Até mais prof Deusa.

    Igor César - 2ºano, Música

    ResponderExcluir
  68. O filme merece sem dúvida alguma elógios vários. Apesar de não ter lido a obra literária pude concluir através da leitura de algumas críticas, argumentações, opiniões, etc., que o autor conseguiu com êxito a adaptação para o cinema. Logicamente não foi possível expressar todos os momentos importantes do livro, contudo o essencial foi passado com sucesso. Além do ótimo trabalho do autor, temos as atuações que, assim como a adaptação, foram ótimas. Os atores conseguiram transmitir as emoções e sentimentos muito bem. No que diz respeito à história, podemos dizer sem nenhum receio que é maravilhosa.. surpreendente. Consegue reunir diversos aspectos como suspense, drama, aventura, romance e muitos outros. Todo esse mix mais o enredo e roteiro nos remetem à pensar em valores e princípios, que é o que podemos abstrair do filme. Toda experiência que passamos nos trazem reflexões, e as que temos a respeito da obra são justamente essas. O filme é baseado na maioria dos seus momentos em cima disso: várias cenas nos remetem a pensar em valores morais, limites, princípios.

    Muito resumidamente é isso, filme excelente e que proporcionou ótimas experiências.

    Pedro Ricardo Corsino Valente - 2ª série de Música.

    ResponderExcluir
  69. Bom eu gostei muito do filme, tudo bem que ficou faltando alguns detalhes mais o diretor soube passar a historia de uma maneira bem clara a quem tava assistindo, eu gostei muito dos figurinos e dos cenários achei que ficou bem real, por que afinal eu acho que um bom filme é aquele que presta bastante atenção nos detalhes eu detesto ver um filme e ficar reparando nos erros tira a concentração do foco do filme e acaba não sendo muito bom, porém "Os Miseráveis" foram brilhantes.
    Eu gostei muito da atuação do Geoffrey Rush, ele conseguiu me deixar com tanta raiva, porem-me fez refletir um pouco sobre o certo e o errado, que "às vezes fazemos coisas que pensamos que estar certo e que na verdade esta errada", ou melhor, "que tudo depende de ponto de vista"

    Brenda R.S. Azevedo. 2°ano -> musica<-

    ResponderExcluir
  70. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  71. Aluna; Amanda dos santos 2º turma; Musica


    como muitos acima, eu gostei do filme, e penso que o livro seja tão bom quanto o filme, gostei da atuação dos atores acho que eles fizeram um papel muito bom, achei bem interessante tambem, que no filme Jean Valjean é acolhido por um bispo, que ele ousa a rouba sua prata, e fujir só que infelizmente ele pego e os guardas o levam de volta e o pobre bispo lhe da mais prata, eu acho que a bondade de jan Valjean depois desse acontecido, ele se espelhou no bispo, pois ele foi capaz de perdoa fantine que quando estava sendo presa cuspiu em seu rosto e ele mesmo assim a perdoo, e como o senhhor que ficou preso embaixo da carroça e ele ajudou, durante todo o filme ele mostra seu carater, que mudou totalmente.

    O melhor interprete dos personagens. A emocionante historia entre JEAN VALJEAN e o INSPETOR JAVERT toca fundo nos sentimentos, confundindo as vezes e fazendo refletir sobre a ética, a moral e o coração do ser humano.

    ResponderExcluir
  72. Não concordo com a opinião do aluno Alexandre.Segundo ele Javert comete suicidio por orgulho,por não ter coragem de matar Jean Valjean e sentir vergonha de tal fato.Creio que o suicidio de Javert foi fruto de um conflito ideal muito forte,travado enquanto esperava o retorno de Jean Valjean,que havia ido levar Marius,que estava ferido,para Cosette.Javert sempre havia sido muito firme e irredutível nas leis,sua vida inteira fora regida por elas,ele não enxergava que em muitos aspectos as leis eram instrumento de conveniencia dos ricos e poderosos,que não tinham em vista nem as mais básicas e comuns necessidades humanas,e que restringiam em seus conceitos equivocados até a bondade.Toda a certeza que Javert tinha nas leis caiu,desmoronou-se perante a bondade e a enorme abnegação de Jean Valjean;tudo aquilo que fora até então sua vida transformou-se em conflito;como poderia ele,depois de tudo o que Jean Valjean fizera,agora matá-lo?Sua vida perdera a razão.Foi esse o motivo de seu suicídio.

    Alana Galvão_2² Transito_1025140

    ResponderExcluir
  73. se vocês gostaram de Os Miseráveis, não se esqueçam de que Victor Hugo escreveu também O Corcunda de Notre Dame que, na minha opinião, é mais interassante ainda que Os Miseráveis. Há dois conjuntos do livro Os Miseráveis em texto integral na biblioteca cada conjunto com dois livros GRANDES que contam a história do nosso querido Jean Valjean. Há também uma adapatação interessante estilo livro infantil com gravuras do Concunda de Notre Dame, mas que vale apena ser lido pois além de nos contar esta história, ainda vêm como um guia esplicando um pouco da vida do povo do século xix e da cidade cenário.
    Ficam aí duas sugestões de leitura para quem não vai viajar nas férias.

    HABSARAI 2 ANO DE MÚSICA

    ResponderExcluir
  74. Concordo plenamente com a aluna Alana, colocando-se no lugar de Javert, durante toda a sua vida ele acha que a lei è correta, ele vive por ela,e tinha uma visao certamente muito concretizada por seus pais mostrarem a ele um caminha "sujo", que trazia vergonha.Logo ele percebe que o homem em que ele mais percegue e odeia em sua vida mostra outro lado da realidade do que è certo perante os seus olhos, e que ha sim a chance de mudar o rumo dos caminhos que trilhamos em nossas vidas, entao todo o motivo de sua existencia morre ali no momento em que ele abri os olhos a realidade da lei de seu país, que ele tanto adimirava, por isso o suicidio, nao tinha mais vida pra ele....

    Talita Rodrigues Matias 2 ano de Musica.

    ResponderExcluir
  75. Considerando-se a extensão da obra escrita, a adaptação para as telas ficou muito bem feita. No decorrer do filme você sente todo tipo de sentimento: tristeza, revolta, solidaderiedade, certo toque de humor( meio distorcido, como no caso do menino que adota duas outras crianças que o chamam de 'papa'), e mais pro final piedade e um senso de liberdade arrebatadores. Acredito que pra melhorar, o diretor poderia ter acrescentado mais detalhes da vida de Jean Valjean antes dos 19 anos preso. Quanto a escolha dos atores, creio que não poderia ser mais perfeita, Liam Neeson, paraceu ter sido designado divinamente para fazer Jean(rsrs), algo em sua expressão, transmitia a frieza adquirida por um galé condenado a 19 anos, mas com uma toque bastante perceptível de honestidade nata; sobre Uma Thurman, nem tenho como dizer muito, ela é uma atriz excelente, e não deixou, de modo algum a desejar, interpretando Fantine. No mais, só tenho a dizer que sem dúvida lerei a obra, pois me emocionei muito com o filme.
    Amanda Isa, 2º ano de MÚSICA.

    ResponderExcluir
  76. Gostei muito do filme e quero muito ter a oportunidade de ler a obra completa de "OS MISERÀVEIS".
    Esse filme tem um peso muito forte em nosso emocional,pois eu duvido que com toda essa descriçao tao perfeita de separaçao entre pobreza e vida,de injustiça e a "justiça" aos olhos de quem tem um prato de comida todos os dias na quela época nao faça alguem rever no que verdadeiramente acredita.
    Tambem queria ressaltar o aspecto do autor ter usado a questao de todo o fundamento da historia de Paris, da França, tras a historia ate a um mundo em que vemos todos os dias,a um mundo em que pisamos e vivemos.
    A historia de Jean Valjean mostra como uma pessoa tem o direito de escolher seu caminho e de fazer a diferença,de lutar pelo que acredita, como aconteceu com Javert um papel muito forte que para mim fundamenta a història.
    A perfeiçao de como o autor lida com a miséria é tao verdadeira e honesta que extremece nossas bases em saber o que é ser verdadeiramente o que é maldade e bondade.

    Talita Rodrigues Matias 2 ano de musica.

    ResponderExcluir
  77. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  78. gostei muito do filme, por nao ser só um filme de romance em que se baseia na historia de um simples casal que além de diversidades se dão bem no final( na maioria das vezes),mais tbm por envolver ação e aventura,(nas batalhas nas barricadas e na fuga de jean pelos esgostos) humor cômico e tbm o negro (aquela criança que apesar de sua pouca idade ja tem dois filhos!),a realidade bruta e real ( da miseria da populaçao que vivia naquela, e da mae que para sustentar a filha tem de se prostituir) e um romance no final.
    Gostei bastante da parte em que ele por duas vezes,tem a oportunidade de tira a vida do inspetor de policia, e não o faz, retribuindo o ato de bondade a que o padre le teria feito,mais achei um pouco vago a fuga do esgoto, pois todos os meus amigos que leram o livro me ressaltaram bastante essa parte.
    Mais no geralzão é um otimo filme muito bem feito ate nas suas pequenas nuâncias como, como na reprodução do filme ter um tom meio acizentado, dando uma intenção de infelicidade e miseria logo no inicio...
    Traduzindo isso tudo, o filme é "bãoo absurdo!!" kkk
    Lucas gregory 2² ano de musica
    bju Deusa

    ResponderExcluir
  79. concordo tbm com a penelope que disse sobre a influência da sociedade, na vida das pessoas, pois o principal exemplo venha ser o de fantine que por ser uma mãe solteira foi expulsa do seu trabalho e depois tendo que se prostituir...

    ResponderExcluir
  80. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  81. Aluna Alana, me expressei mal ao dizer que Javert suicidou (-se) por não ter coragem de matar Valjean, na verdade eu quis dizer que ele fez isso por não ter matado um foragido, ou seja, por não ter cumprido com a lei, que era para ele, uma questão de honra, então, por achar que não conseguiria viver com essa infração nas costas, acabou fazendo o que fez.ia viver com essa infração nas costas, acabou fazendo o que fez.

    ResponderExcluir
  82. Eu sempre fui fã desse filme... assisti oito vezes e chorei em todas! A história baseada no romance de Victor Hugo é perfeita, pois une ação, romance e uma profunda reflexão sobre valores morais. Reflexão esta, que é carregada de criticas ao sistema legislativo e à sociedade francesa contemporânea a Victor Hugo. Porem, não podemos esquecer que essa obra, em sua universalidade, vem até nós com reflexões que nunca deixarão de ser atuais.
    Por exemplo, um dos primeiros questionamentos que me surgiram depois que assisti ao fime foi sobre a justiça da lei, ou, de outra forma: podemos atingir a bondade e a ética ao mesmo tempo em que defendemos a lei?
    Outro questionamento que dá um "nó nas idéias" é: qual o prêmio que ganhamos ao optar pela "bondade incondicional"?, sendo que, no filme, Jean Valjean e o Padre muitas vezes receberam o mal em troca do bem. É claro que no desfecho do filme podemos perceber que Jean ganhou sua liberdade e Javert se auto-puniu quando descobriu que lutara a vida inteira por algo errôneo, mas na vida real, a maioria dos vilões morrem ignorantes, e, portanto, sem sua paga; e os mocinhos da vida real só são mocinhos por que escolheram sofrer por causa de um bem maior, no caso, um amor fraternal incondicional.

    A atuação da Uma Thurman me imprecionou!
    A sintese da história em comparação com a do livro (li uma adaptação e comentários) tambem ficou pra ninguém "botar defeito". A fotografia e o figurino estão impecáveis.

    Amanda Kelly Dias 2ano música

    ResponderExcluir
  83. No Filme Os Miseráveis muitos aspectos interessantes de se retratar , um dos mas importantes ao meu entender foi a representação da bondade de Jean Val Jean, que foi readquirida ,depois dele ter saído da cadeia , através de um ato de caridade de um padre desconhecido , que o acolheu em sua casa isso mostra que a caridade e um voto de confiança dada pode mudar a vida de uma pessoa.
    Outra coisa importante retratada no filme foi o quanto e difícil uma mãe solteira cuidar de uma filha sozinha, fazendo coisas que ela não nunca pensou em fazer e o caso de Fantine, que trabalhou muito para cuidar de Cosette , ela cortou o se cabelo e ate se prostituiu para ganhar dinheiro para cuidar bem da sua filha.
    O Namoro de Mario e Cosette e outro ponto a ser discutido pois o namorado dele surgiu não por uma paixão carnal mas sim por um encantamento das palavras ditas um para o outro ,(Pelo menos pela parte de Cosette )Esse tipo de paixão nos mostra que o amor surge não só por atração física mas sim por atração de ideais e de pensamentos .
    E por fim não se pode esquecer do Inspetor Javert , um homem honesto que cumpre as leis fazendo tudo para ser correto , que perseguiu Jean Val Jean, durante vários anos se esbarrando com ele algumas vezes , mas que quando conseguiu capturá-lo não conseguiu fazer nada com ele pois ele entendeu que as leis que ele sempre cumpriu não estavam certas o tempo todo e que se eles as seguissem estava fazendo algo errado e para ele isso era imperdoável .
    Esse filme e baseado numa coleção de livros que por ventura eu não li mas pretendo ler , que foi muito elogiado devido a vários casos importantes discutido de forma esclarecedora .
    ALUNA ;BRENDA SAN DEL A. NASCIMENTO

    2 ANO DE EDIFICAÇÕES

    ResponderExcluir
  84. Em todas as fichas de leitura tinha ``Os miseráveis de Vitor Hugo ``, mas nunca me interessei pelo livro pois nunca tinha visto o enredo.Gostei muito do filme , achei muito interessante como Vitor Hugo mostra tão bem sobre a realidade .
    O que mais me intrigou na historia, foi a obsessão de Javert em perseguir Jean Valjean.Por que Javert o perseguiu por tanto tempo, será que foi orgulho ou estava simplesmente seguindo uma ordem?Para mim foi o orgulho , pois Jean Valjen sempre escapava e isso fazia com que Javert ficasse com mais vontade de pega-lo .Em relação ao suicídio de Javert ,ele se suicidou pois viu que Jean Valjean era um homem bom para sociedade mas só Jean Valjean ate a morte.
    A realidade do filme e tão marcante que podemos entrar na historia, e uma verdadeira realidade daquela época, desigualdade, injustiça e pobreza na maioria da sociedade. Assim como a maioria das pessoas que viram o filmes podemos perceber como Jean Valjen e injustiçado por roubar um pão, passar 19 anos preso por um pedaço de pão?A justiça naquela época não olhava a gravidade do crime , mas o que e crime e crime não existe nem pequeno nem grande era apenas crime e pronto,Uma pessoa que roubava um pão recebia a mesma sentença de uma pessoa que matava uma outra, ou a que matava nem recebia pena tão grande se tivesse algum poder.Então a justiça naquela época estava não no crime nas na pessoa que você era.
    Pequenos atos resultam em grandes mudanças, Jean Valjean depois de sair da cadeia como um selvagem se torna amável e generoso devido a ação de um padre que acreditou nele.E como um desentendimento desencadeia uma tragédia na vida de Fantinne devido a desigualdade por ser uma mãe solteira.
    Gostei muito do filme e pretendo ler o livro, é uma fascinante historia.

    Lara Santana Costa 2 ano Edificações

    ResponderExcluir
  85. Difícil expressar como o filme é simplesmente excepcional. A boa atuação do elenco que, aliás, é de primeiríssima qualidade, a perfeição do cenário e do figurino, o enredo com uma mistura de ação, romance,drama e suspense englobam uma perfeita e sincronizada obra.
    Pessoalmente, a parte que eu achei mais interessante foi na hora em que Valjeam estava com a arma na mão e não mata seu terrível inimigo, o Javert que eu não considero um vilão e sim um pobre homem atormentado pelos enganos da sociedade e frustrado ao descobrir os verdadeiros valores da vida e que perde parte de sua vida tentando fazer justiça pelas próprias mãos.Com certeza faltou um pouco de intimidade com o Valjean e Fantine...Diferente do romance de sua filha Cosette com o revolucionário que que foi bem apressadinho e atual demais pra época, cortou um pouco da melancolia da conquista.Se todos fossem solidários como Valjeam e justiceiros como Javerto mundo seria diferente...

    Meirielle Ribeiro edificações 2 ano

    ResponderExcluir
  86. quem é fotografia e montagem? rapidoo

    ResponderExcluir
  87. fantástico o livro, só lendo como eu que vc vai se sentir parte da trama. Maravilhoso.

    ResponderExcluir